Economia

Prejuízo com caos aéreo será maior que 11 de setembro

Bruxelas - O comissário europeu de Transporte, Siim Kallas, estimou hoje que o impacto econômico que o fechamento de grande parte do espaço aéreo da Europa terá para as companhias aéreas superará o provocado pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. O Executivo comunitário informou que abriu uma investigação para […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2010 às 11h59.

Bruxelas - O comissário europeu de Transporte, Siim Kallas, estimou hoje que o impacto econômico que o fechamento de grande parte do espaço aéreo da Europa terá para as companhias aéreas superará o provocado pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

O Executivo comunitário informou que abriu uma investigação para determinar o valor das perdas e confia que terá uma primeira avaliação nesta semana, para poder "responder adequadamente à crise" e de forma coordenada.

O comissário explicou, em entrevista coletiva, que para evitar que as consequências econômicas sejam cada vez maiores é necessário retomar os voos o mais rápido possível, mas sem perder de vista que a prioridade é "a segurança".

Em relação aos direitos dos passageiros neste caso, a Comissão Europeia esclareceu que as companhias aéreas devem se encarregar das despesas de alojamento e alimentação das pessoas que optarem por manter os planos de viajar ou então reembolsar o preço do bilhete para quem desistir.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteEuropaPrejuízoAviação

Mais de Economia

INSS suspende pagamento bônus para reduzir fila de pedidos por falta de recursos

FMI aponta trajetória de alta da dívida do Brasil, que deve alcançar 98,1% do PIB em cinco anos

Haddad defende fim de restrições comerciais unilaterais ao FMI e destaca compromisso com a meta

Varejo cresce 0,2% em agosto, diz IBGE