Economia

Impacto de reajuste da Eletropaulo é de 0,58 % no IPC

Segundo a estimativa da Fipe, em julho o item energia elétrica do Índice de Preços ao Consumidor deve ter alta de 2,16% e impacto de 0,08 ponto


	Energia: reajuste de 18,06% na tarifa da Eletropaulo é válido a partir de amanhã
 (Getty Images)

Energia: reajuste de 18,06% na tarifa da Eletropaulo é válido a partir de amanhã (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 18h07.

São Paulo - A pedido do Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) estimou o impacto do reajuste de 18,06% na tarifa da Eletropaulo para os consumidores residenciais da capital paulista, no Índice de Preços ao Consumidor (IPC), válido a partir de amanhã.

A Fundação prevê impacto total de 0,58 % no índice, considerando uma variação de alta total de 16,60% para o item energia elétrica, que tem participação de 3,7922% no IPC.

O impacto no indicador, entretanto, será sentido gradualmente, uma vez que a metodologia do IPC utiliza o chamado critério de caixa, que capta o aumento na medida em que os consumidores recebem e pagam suas contas.

Segundo a estimativa da Fipe, em julho o item energia elétrica deve ter alta de 2,16% e impacto de 0,08 ponto; em agosto, de 12,16%, com impacto de 0,44 ponto; e setembro, alta de 1,76%, com impacto de 0,07 ponto sobre o IPC.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEnergia elétricaServiçosEmpresas americanascidades-brasileirasMetrópoles globaisAESEnergiaEletropauloSão Paulo capitalEstatísticasInflaçãoIndicadores econômicosFipeTarifasIPC

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE