Economia

Impacto de reajuste da Eletropaulo é de 0,58 % no IPC

Segundo a estimativa da Fipe, em julho o item energia elétrica do Índice de Preços ao Consumidor deve ter alta de 2,16% e impacto de 0,08 ponto


	Energia: reajuste de 18,06% na tarifa da Eletropaulo é válido a partir de amanhã
 (Getty Images)

Energia: reajuste de 18,06% na tarifa da Eletropaulo é válido a partir de amanhã (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 18h07.

São Paulo - A pedido do Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) estimou o impacto do reajuste de 18,06% na tarifa da Eletropaulo para os consumidores residenciais da capital paulista, no Índice de Preços ao Consumidor (IPC), válido a partir de amanhã.

A Fundação prevê impacto total de 0,58 % no índice, considerando uma variação de alta total de 16,60% para o item energia elétrica, que tem participação de 3,7922% no IPC.

O impacto no indicador, entretanto, será sentido gradualmente, uma vez que a metodologia do IPC utiliza o chamado critério de caixa, que capta o aumento na medida em que os consumidores recebem e pagam suas contas.

Segundo a estimativa da Fipe, em julho o item energia elétrica deve ter alta de 2,16% e impacto de 0,08 ponto; em agosto, de 12,16%, com impacto de 0,44 ponto; e setembro, alta de 1,76%, com impacto de 0,07 ponto sobre o IPC.

Acompanhe tudo sobre:AEScidades-brasileirasEletropauloEmpresasEmpresas americanasEnergiaEnergia elétricaEstatísticasFipeIndicadores econômicosInflaçãoIPCMetrópoles globaisSão Paulo capitalServiçosTarifas

Mais de Economia

Isenção do IR: perda de receita de estados e municípios com projeto é de até R$ 3 bi, estima Fazenda

Isenção do IR: As quatro perguntas de Arthur Lira ao Ministério da Fazenda

Secretário da Fazenda afirma que revisão da tabela do IR custaria R$ 100 bilhões

Governo e oposição podem dividir comando da CPI do INSS