Economia

Ilan: No mundo todo, objetivo primeiro dos BCs é o controle da inflação

Segundo Ilan, se BC controla a inflação, os juros caem e, com isso, o crescimento, que ele define como sentimento que envolve governo e sociedade, acontece

Ilan Goldfajn: "Crescimento envolve a ação de todos os ministérios" (Lula Marques/Bloomberg)

Ilan Goldfajn: "Crescimento envolve a ação de todos os ministérios" (Lula Marques/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de abril de 2018 às 16h06.

São Paulo - O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, fez nesta sexta-feira, 27, uma palestra para alunos do Ibmec-SP e apesar de ter recorrido a uma linguagem mais pedagógica não deixou de mandar seu recado para parlamentares que querem associar a aprovação da independência da autarquia ao chamado duplo mandato - em que a autoridade monetária além de cuidar da política monetária também passaria a cuidar do crescimento da economia.

"No mundo todo, o objetivo primeiro dos bancos centrais é o controle da inflação. No Brasil, o primeiro objetivo do BC é a inflação e depois a estabilidade econômica", disse o banqueiro central.

Segundo Ilan, se o BC controla a inflação, os juros caem e, com isso, o crescimento acontece. Para ele, crescimento é um sentimento mais amplo que envolve todo o governo e a sociedade em geral. "Crescimento envolve a ação de todos os ministérios", disse acrescentando que o equilíbrio das contas públicas também é peça importante para se gerar crescimento.

Seguindo esse raciocínio, o presidente do BC voltou a martelar na tecla da necessidade de se aprovar as reformas, em especial a da Previdência, num claro recado ao Congresso Nacional.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralIlan GoldfajnInflação

Mais de Economia

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?