Economia

Ilan: No mundo todo, objetivo primeiro dos BCs é o controle da inflação

Segundo Ilan, se BC controla a inflação, os juros caem e, com isso, o crescimento, que ele define como sentimento que envolve governo e sociedade, acontece

Ilan Goldfajn: "Crescimento envolve a ação de todos os ministérios" (Lula Marques/Bloomberg)

Ilan Goldfajn: "Crescimento envolve a ação de todos os ministérios" (Lula Marques/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de abril de 2018 às 16h06.

São Paulo - O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, fez nesta sexta-feira, 27, uma palestra para alunos do Ibmec-SP e apesar de ter recorrido a uma linguagem mais pedagógica não deixou de mandar seu recado para parlamentares que querem associar a aprovação da independência da autarquia ao chamado duplo mandato - em que a autoridade monetária além de cuidar da política monetária também passaria a cuidar do crescimento da economia.

"No mundo todo, o objetivo primeiro dos bancos centrais é o controle da inflação. No Brasil, o primeiro objetivo do BC é a inflação e depois a estabilidade econômica", disse o banqueiro central.

Segundo Ilan, se o BC controla a inflação, os juros caem e, com isso, o crescimento acontece. Para ele, crescimento é um sentimento mais amplo que envolve todo o governo e a sociedade em geral. "Crescimento envolve a ação de todos os ministérios", disse acrescentando que o equilíbrio das contas públicas também é peça importante para se gerar crescimento.

Seguindo esse raciocínio, o presidente do BC voltou a martelar na tecla da necessidade de se aprovar as reformas, em especial a da Previdência, num claro recado ao Congresso Nacional.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoBanco CentralIlan Goldfajn

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE