Economia

IIF: recompra da dívida grega deve ser voluntária

Grupo elogiou o programa de resgate da UE revisto pelo FMI para a Grécia para evitar um default grego sobre sua dívida soberana, mas advertiu que "a incerteza permanece"


	A Grécia anunciou na quarta-feira que lançaria no início da próxima semana a recompra de sua dívida
 (Yorgos Karahalis/Reuters)

A Grécia anunciou na quarta-feira que lançaria no início da próxima semana a recompra de sua dívida (Yorgos Karahalis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2012 às 20h06.

Nova York - O Instituto Internacional de Finanças (IIF), grupo que negociou parte da redução da dívida da Grécia em nome de investidores privados, disse nesta quinta-feira que um futuro programa de recompra da dívida grega deve ser "puramente voluntário".

Reunido em Nova Iorque, o grupo elogiou o programa de resgate da UE revisto pelo FMI para a Grécia para evitar um default grego sobre sua dívida soberana, mas advertiu que "a incerteza permanece".

O programa de recompra faz parte do novo pacote de resgate, aprovado pelo Fundo Monetário Internacional e pelos ministros de Finanças da zona do euro em Bruxelas na terça-feira.

A Grécia anunciou na quarta-feira que lançaria no início da próxima semana a recompra de sua dívida, mas afirmou que os credores do país previram "um plano B" caso fracasse a operação.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrise econômicaCrises em empresasGréciaCrise grega

Mais de Economia

Ata do Copom: BC deve continuar com cautela e manter juros a 15%

Comissão mista vota MP do Plano Brasil Soberano contra tarifaço nesta terça-feira

Governo prorroga até fevereiro prazo para aposentados pedirem descontos indevidos do INSS

Boletim Focus: mercado mantém expectativa do IPCA em 2025, 2026, 2027 e 2028