Economia

IGP-M desacelera alta a 0,29% na 1ª prévia de janeiro

IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis


	IGP-M: índice teve registrou recuo na primeira prévia depois de avançar 0,63 por cento no mesmo período de dezembro
 (Arquivo/Agência Brasil)

IGP-M: índice teve registrou recuo na primeira prévia depois de avançar 0,63 por cento no mesmo período de dezembro (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2015 às 08h18.

São Paulo - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,29 por cento na primeira prévia de janeiro, depois de avançar 0,63 por cento no mesmo período de dezembro, favorecido pela desaceleração da alta dos preços no atacado.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta segunda-feira que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) --que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral-- desacelerou a alta a 0,23 por cento na primeira prévia de janeiro, contra 0,71 por cento no mesmo período do mês anterior.

O destaque ficou para a queda de 0,89 por cento dos preços das Matérias-Primas Brutas na primeira prévia de janeiro, após alta de 0,33 por cento no mesmo período de dezembro. Entre os itens, o milho em grão teve queda de 0,47 por cento, contra alta de 9,56 por cento na primeira prévia de dezembro. Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, subiu 0,52 por cento na primeira prévia deste mês, praticamente repetindo o resultado dessa prévia de dezembro, de 0,51 por cento em dezembro.

A FGV informou ainda que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,08 por cento na primeira prévia de janeiro, diante de alta de 0,41 por cento.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEstatísticasFGV - Fundação Getúlio VargasIGP-MIndicadores econômicosInflaçãoPreços

Mais de Economia

Presidente do Fed sinaliza que pretende mudar linguagem das diretrizes de sua política

Mesmo com governo contrário, senador do PT assina pedido para CPMI do INSS

BNDES desembolsa R$ 25,2 bi no 1º trimestre, alta de 8% ante 2024

Governo Lula nega reajuste do Bolsa Família para R$ 700