Economia

IGP-M acumula taxa de 6,88% em 12 meses, diz FGV

O índice registrou uma inflação de 0,86% na primeira prévia de janeiro

Aluguel: a alta da prévia entre dezembro e janeiro é resultado do avanço da taxa em todos os três subíndices (PrudencioAlvarez/Thinkstock)

Aluguel: a alta da prévia entre dezembro e janeiro é resultado do avanço da taxa em todos os três subíndices (PrudencioAlvarez/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 10 de janeiro de 2017 às 10h04.

A primeira prévia de janeiro do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, registrou uma inflação de 0,86%, taxa superior ao 0,2% da primeira prévia de dezembro. O IGP-M acumula taxa de 6,88% em 12 meses, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A primeira prévia de janeiro de 2017 do IGP-M foi calculada com base em preços coletados entre os dias 21 e 31 do mês de dezembro de 2016.

A alta da prévia entre dezembro e janeiro é resultado do avanço da taxa em todos os três subíndices que compõem o IGP-M. A inflação do Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, subiu de 0,3% em dezembro para 1,13% em janeiro.

O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, passou de uma deflação (queda de preços) de 0,02% em dezembro para uma inflação de 0,4% em janeiro. Já o Índice Nacional de Custo da Construção subiu de 0,12% para 0,22% no período.

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisFGV - Fundação Getúlio VargasIGP-M

Mais de Economia

Lula critica crise do Pix: ‘Nenhum ministro poderá fazer portaria que crie confusão’

Boletim Focus: Mercado projeta inflação ainda mais alta em 2025

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad