Economia

IGP-DI registra inflação de 0,01% em maio deste ano

A taxa é bastante inferior a de 0,50% registrada no mês anterior

A diminuição de 11,25% no preço do álcool combustível influenciou na queda da inflação registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor (SXC.Hu)

A diminuição de 11,25% no preço do álcool combustível influenciou na queda da inflação registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor (SXC.Hu)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 13h44.

Rio de Janeiro - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi de 0,01% em maio deste ano, taxa bem inferior à registrada no mês anterior, que havia sido de 0,50%. Entre os três subíndices que compõem o IGP-DI, apenas o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em maio, taxa superior à de abril: 2,94% ante 1,06%.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou inflação de 0,51% em maio, menor do que a observada em abril (0,95%), resultado influenciado principalmente pela queda de 11,25% no preço do álcool combustível e pela inflação menor da gasolina (que passou de 5,98% em abril para 0,75% em maio). Também contribuíram para a queda da inflação, alimentos como as frutas, com deflação de 2,23%, aves e ovos, com redução de preços de 1,25%, e pescados frescos, com deflação de 1,43%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) também contribuiu bastante para a redução da taxa medida pelo IGP-DI. O IPA teve deflação de 0,63% em maio, ante uma inflação de 0,24% em abril. O IGP-DI de maio foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 1º e 31.

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisEmpresasEstatísticasFGV - Fundação Getúlio VargasIGP-DIIndicadores econômicosInflação

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa