Economia

Ideia é não ter controlador na Eletrobras, diz Meirelles

Segundo o ministro, a ideia não é oferecer o bloco de controle a um único comprador e sim as ações de forma pulverizada aos investidores

Meirelles: a privatização resultaria em controle privado da Eletrobras, mas sem um acionista majoritário único (Wilson Dias/Agência Brasil)

Meirelles: a privatização resultaria em controle privado da Eletrobras, mas sem um acionista majoritário único (Wilson Dias/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 14h25.

Brasília - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a ideia do governo é pulverizar as ações da Eletrobras no processo de privatização anunciado nesta semana. Segundo o ministro, a ideia não é oferecer o bloco de controle atualmente com o governo a um único comprador e sim oferecer as ações de forma pulverizada aos investidores. "A ideia é não ter um controlador na Eletrobras. A princípio, é uma pulverização que diminua a participação da União", disse após cerimônia no Palácio do Planalto.

Questionado sobre eventual impacto fiscal no processo de descotização do setor elétrico - mudança do sistema de precificação da energia nas geradoras e que pode gerar pagamento de outorgas ao governo -, o ministro da Fazenda admitiu que a opção pode gerar impacto positivo nas contas públicas, o que poderia aliviar o déficit registrado atualmente. "A descotização pode gerar uma receita fiscal importante", disse o ministro.

Apesar de indicar um modelo para a venda da empresa estatal, o ministro nota que a escolha ainda não foi oficializada, já que o governo apresenta as opções e caberá ao conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Com esse modelo citado pelo ministro da Fazenda, a privatização resultaria em controle privado da Eletrobras, mas sem um acionista majoritário único. O modelo é observado em algumas empresas privadas que têm a gestão definida pelo Conselho de Administração.

Acompanhe tudo sobre:EletrobrasEmpresas estataisHenrique MeirellesMinistério da FazendaPrivatização

Mais de Economia

Brasil quer liderar transição circular para crescer e conquistar novos mercados

Residências entrarão no mercado livre de energia elétrica em 2027

Senado aprova lei do licenciamento com emenda que acelera exploração de petróleo na Foz do Amazonas

China pede ‘calma’ para preservar comércio global ainda não afetado pela guerra tarifária