Economia

Ida a supermercado cai 10,5% no 1º semestre, diz Kantar

Segundo levantamento, a quantidade de visitas das famílias aos pontos de venda caiu 10,5% no primeiro semestre de 2014 na comparação com mesmo período de 2013


	Consumidora em supermercado: consumidores de classe A e B fizeram três visitas a menos
 (Andrey Rudakov/Bloomberg)

Consumidora em supermercado: consumidores de classe A e B fizeram três visitas a menos (Andrey Rudakov/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2014 às 17h13.

São Paulo - Os consumidores estão indo às compras com menos frequência, apontou estudo da Kantar Worldpanel divulgado nesta terça-feira, 16, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

De acordo com o levantamento, a quantidade de visitas das famílias aos pontos de venda caiu 10,5% no primeiro semestre de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Apesar desse efeito, o número de itens comprados em cada viagem aumentou, o que fez com que o volume médio de produtos adquiridos pelos consumidores permanecesse estável, em 0,5%.

Em nota, a Abras ressaltou que essa é uma mudança de comportamento das famílias que está atrelada à alta da inflação e a expectativas de piora no cenário macroeconômico.

De acordo com a Kantar, a frequência de compra da classes mais baixas da população, que sustentou em grande parte o crescimento do consumo no Brasil nos últimos anos, foi a que mais caiu em 2014.

Na comparação com 2013, no primeiro semestre deste ano os consumidores da classe C fizeram seis visitas a menos aos supermercados.

Os consumidores de classe A e B fizeram três visitas a menos.

Acompanhe tudo sobre:ComércioConsumidoresVarejo

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE