Economia

IBGE vai atualizar metodologia do PIB

As datas de divulgação do PIB com as mudanças ainda serão definidas.


	IBGE: a mudança está sendo trabalhada pelo IBGE desde 2012
 (Raul Zito/Veja SP)

IBGE: a mudança está sendo trabalhada pelo IBGE desde 2012 (Raul Zito/Veja SP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2014 às 09h45.

Rio - O diretor de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Luís Olinto Ramos, afirmou o que a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2014 foi a última com a base antiga.

De acordo com ele, as datas de divulgação do PIB com as mudanças ainda serão definidas. A previsão, no entanto, é de que ocorrerá em março. As datas e os prazos serão divulgados de forma definitiva em dezembro.

Segundo o diretor do IBGE, o ano-base será atualizado e passará a ser 2010. No caso das contas anuais, a base atual é 2000, e no caso das regionais é 2002.

"O que estamos fazendo é a introdução de novas fontes de dados e de recomendações internacionais, que estão sendo incorporadas por todos os países", disse o diretor. Há um esforço para que os países divulguem os dados com as novas recomendações entre 2014 e 2016.

A mudança está sendo trabalhada pelo IBGE desde 2012. A divulgação prevista para março terá de seguir uma ordem, em que primeiro saem os dados anuais da série revista e, em seguida, das contas trimestrais. "Para rever a série trimestral, tem de fechar as contas anuais."

O setor externo tem contribuído positivamente para o resultado do PIB há quatro meses, ressaltou Rebeca Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE.

"As exportações cresceram mais que as importações. Então tem quatro trimestres seguidos que a gente tem contribuição positiva do setor externo no crescimento. Ou seja, que a gente tem exportações de bens e serviços crescendo mais ou caindo menos que as importações de bens e serviços", disse Rebeca. (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo)

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraIBGEEstatísticasIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Mudança em mercado de carbono será 'divisor de águas', diz diretor do Itaú BBA

Senado aprova projeto de atualização patrimonial com itens da MP do IOF

'Impasse do hidrogênio será resolvido em 3 anos', diz presidente de Itaipu

INSS cria norma para devolução dos descontos indevidos para herdeiros