Economia

IBGE: IPCA fica estável em junho

Rio de Janeiro - O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou estável em junho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável por este levantamento de preços. Em maio, a inflação pelo IPCA havia sido de 0,43%. Com o resultado, o IPCA acumulou altas de 3,09% no semestre e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Rio de Janeiro - O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou estável em junho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável por este levantamento de preços. Em maio, a inflação pelo IPCA havia sido de 0,43%. Com o resultado, o IPCA acumulou altas de 3,09% no semestre e de 4,84% nos 12 meses encerrados no mês passado.

O índice engloba a variação de preços para famílias com rendimentos mensais de 1 a 40 salários mínimos, residentes nas principais áreas urbanas do País. O IPCA também é o índice oficial utilizado pelo Banco Central (BC) para cumprir o regime de metas de inflação, determinado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O centro da meta de inflação para 2010 foi estabelecido em 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

INPC
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que apura o movimento de preços para famílias com rendimento mensal de 1 a 6 salários mínimos, registrou deflação de 0,11% em junho. No ano, o INPC acumula alta de 3,38% e, em 12 meses, de 4,76%. O INPC é utilizado em geral para os reajustes salariais.
 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoInflação

Mais de Economia

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto

Manifestantes se reúnem na Avenida Paulista contra escala 6x1

Presidente do Banco Central: fim da jornada 6x1 prejudica trabalhador e aumenta informalidade

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo 'tem simpatia' pela proposta