Economia

IBGE incorpora mais dados sobre setor de serviços ao PIB

Instituto irá incorporar ao cálculo do PIB a sua nova pesquisa mensal de serviços, que começou a ser divulgada este ano


	Trabalhador do IBGE:  pesquisa mensal de serviços será mais um elemento para o cálculo do desempenho do setor dentro do PIB
 (Divulgação/IBGE)

Trabalhador do IBGE:  pesquisa mensal de serviços será mais um elemento para o cálculo do desempenho do setor dentro do PIB (Divulgação/IBGE)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2013 às 16h06.

Rio de Janeiro - O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do terceiro trimestre deste ano vai trazer informações mais completas e precisas sobre o comportamento do setor de serviços, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE irá incorporar ao cálculo do PIB a sua nova pesquisa mensal de serviços, que começou a ser divulgada este ano e que, por enquanto, mede apenas a receita do setor.

"Com certeza haverá um impacto no resultado porque passamos a ter uma informação mais completa", disse a economista do IBGE Rebeca Palis à Reuters. "Não dá para dizer ainda se o impacto será grande ou não." O setor de serviços respondeu em 2012 por 68 por cento da riqueza produzida no país.

A série histórica do PIB será recalculada desde o início do ano passado. A divulgação do PIB do terceiro trimestre está agendada para o dia 3 de dezembro.

Palis ressalta que a pesquisa mensal de serviços será mais um elemento para o cálculo do desempenho do setor dentro do PIB, e que as referências e fontes anteriores não serão descartadas.

"Teremos uma informação adicional importante sem abandonar as anteriores", afirmou ela. O "pedaço" do PIB de serviços que vai incorporar novas informações incluiu serviços de transportes, informação e parte do segmento "outros serviços", incluindo alojamento, alimentação e hotelaria.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEstatísticasIBGEIndicadores econômicosPIBPIB do Brasil

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs