Economia

IBGE: horas pagas na indústria aumentam 0,1% em julho

Percentual foi calculado com desconto dos efeitos sazonais

No confronto com iguais períodos do ano anterior, o valor da folha de pagamento real avançou 1,3% em julho de 2011 (SXC.hu)

No confronto com iguais períodos do ano anterior, o valor da folha de pagamento real avançou 1,3% em julho de 2011 (SXC.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2011 às 10h05.

Rio de Janeiro - O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria em julho de 2011, descontados os efeitos sazonais, mostrou ligeira variação positiva (alta de 0,1%) ante o mês imediatamente anterior, após recuar 0,6% em junho. Com isso, o índice de média móvel trimestral registrou variação negativa de 0,1% entre os trimestres encerrados em junho e julho, a terceira queda consecutiva nesse tipo de indicador, período no qual acumulou perda de 0,6%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje o resultado do emprego industrial de julho (queda de 0,1% em julho ante junho).

Nas comparações com iguais períodos do ano anterior, os resultados se mantiveram positivos: 0,3% no índice mensal de julho de 2011 e 1,4% no acumulado dos sete primeiros meses do ano. A taxa anualizada, índice acumulado nos últimos 12 meses, apontou expansão de 2,7% em julho de 2011 e manteve a trajetória decrescente iniciada em fevereiro de 2011 (4,5%).

Já o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria ajustado sazonalmente apontou ligeira variação positiva em julho, de 0,1%, ante o mês imediatamente anterior, após avançar 0,5% em maio e 0,3% em junho. Ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel trimestral mostrou acréscimo de 0,3% na passagem do trimestre encerrado em junho para o de julho, após dois meses seguidos de estabilidade (0,0%).

No confronto com iguais períodos do ano anterior, o valor da folha de pagamento real avançou 1,3% em julho de 2011, décima nona taxa positiva consecutiva, e 4,9% no índice acumulado dos sete primeiros meses do ano. A taxa anualizada, índice acumulado nos últimos 12 meses, cresceu 6,3% em julho de 2011 e registrou a menor expansão desde novembro de 2010 (5,7%).

Acompanhe tudo sobre:EmpregosIndústriaIndústrias em geralMercado de trabalhoRemuneraçãoSalários

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs