Economia

IBGE estuda ampliar IPCA para outras regiões

Mudança pode acontecer já no ano de 2012, disse a presidente do IBGE, Wasmália Bivar

Eduardo Nunes estava há 31 anos no IBGE e assumiu a presidência da entidade durante o governo do ex-presidente Lula (Raul Zito/Veja SP)

Eduardo Nunes estava há 31 anos no IBGE e assumiu a presidência da entidade durante o governo do ex-presidente Lula (Raul Zito/Veja SP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 14h01.

São Paulo - A presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Bivar, disse em entrevista exclusiva à Agência Estado que o instituto planeja ampliar a cobertura do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para outras regiões, o que pode acontecer ainda em 2012.

"Já temos duas áreas a serem incorporadas, mas só faremos isso anunciando com bastante antecedência", contou Wasmália Bivar. "Há dois Estados - Mato Grosso do Sul e Espírito Santo - em que houve levantamento de preços. Já estamos fazendo cálculos. E temos uma programação de forma a ampliar para o território nacional".

Segundo Wasmália, os levantamentos do MS e ES podem ser incorporados ao índice já em 2012. Atualmente, o IPCA é calculado em nove regiões metropolitanas do País, além de Brasília e do município de Goiânia.

Acompanhe tudo sobre:IBGEEstatísticasInflaçãoIPCAIndicadores econômicos

Mais de Economia

Deportações em massa de Trump podem levar inflação nos EUA de 2,5% para 4%, diz economista

Mudança na cobrança do ICMS para gasolina e diesel reduz fraudes em 30%

Propag: entenda o programa do governo que pode reduzir a dívida do Rio de Janeiro