Economia

IBGE: emprego industrial sobe 0,5% em junho ante maio

Rio de Janeiro - O emprego industrial mostrou alta de 0,5% em junho ante maio, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes). Ainda de acordo com o instituto, na comparação com junho do ano passado, o emprego industrial registrou aumento de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Rio de Janeiro - O emprego industrial mostrou alta de 0,5% em junho ante maio, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes). Ainda de acordo com o instituto, na comparação com junho do ano passado, o emprego industrial registrou aumento de 4,9%. No acumulado de 2010 até junho, o emprego na indústria aponta alta de 2,4%. Nos 12 meses encerrados em junho, há queda de 1,6%.

O IBGE informou que, com o resultado anunciado hoje, o índice de média móvel trimestral do emprego industrial, considerado um indicador de tendência para o emprego na indústria brasileira, avançou 0,4% do trimestre encerrado em maio para o finalizado em junho, mantendo a trajetória ascendente iniciada em julho de 2009.

O valor da folha de pagamento real (descontada a inflação) dos trabalhadores da indústria cresceu 3,3% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, após ter acumulado recuo de 0,8% nos dois meses imediatamente anteriores. De acordo com o IBGE, o valor da folha de pagamento real em junho aumentou 8,3% em relação ao mesmo mês de 2009.

No primeiro semestre de 2010, a folha de pagamento acumula alta de 4,6%. No entanto, no acumulado dos 12 meses encerrados em junho, o valor da folha ainda mostra queda, de 0,1%. O IBGE ressaltou que, até maio, o acumulado de 12 meses da folha de pagamento mostrava queda mais intensa, de 0,9%.

Leia mais notícias relacionadas à indústria

Siga as notícias do site EXAME sobre Economia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoEmpregosIndústriaIndústrias em geralNível de emprego

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto