Economia

Economia fecha 2009 com baixa de 0,2%

A economia brasileira cresceu 2,0% no quarto trimestre do ano passado na comparação com o terceiro trimestre, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o Produto Interno Bruto (PIB) do País fechou 2009 em baixa de 0,2%.   O resultado do quarto trimestre ficou dentro das previsões de 32 […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

A economia brasileira cresceu 2,0% no quarto trimestre do ano passado na comparação com o terceiro trimestre, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o Produto Interno Bruto (PIB) do País fechou 2009 em baixa de 0,2%.

O resultado do quarto trimestre ficou dentro das previsões de 32 instituições financeiras consultadas pelo AE projeções, que esperavam um PIB entre 1,70% e 3,70%, com mediana de 2,2%. Para o fechamento de 2009, os analistas previam resultado entre queda de 0,50% e alta de 0,2%, com mediana de baixa de 0,2%.

A leitura do PIB confirma que a economia brasileira reagiu bem aos efeitos da econômica mundial, graças à ação rápida do governo. As medidas tomadas no ano passado, para combater os efeitos da turbulência, passaram pela liberação do compulsório dos bancos, pelo aumento do crédito, por incentivos fiscais aos setores mais afetados e pela redução da Selic (a taxa básica de juros da economia).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Presidente do Banco Central: fim da jornada 6x1 prejudica trabalhador e aumenta informalidade

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo 'tem simpatia' pela proposta

Queda estrutural de juros depende de ‘choques positivos’ na política fiscal, afirma Campos Neto

Redução da jornada de trabalho para 4x3 pode custar R$ 115 bilhões ao ano à indústria, diz estudo