Economia

IBGE: alta nos alimentos no ano é a 3ª maior desde 1995

São Paulo - Os produtos alimentícios já acumulam, de janeiro a maio deste ano, um aumento de 5,48%, a terceira maior variação para o acumulado nos cinco primeiros meses do ano desde 1995, quando se inicia a série, para esse período, do Plano Real. As outras duas maiores variações anteriores foram apuradas de janeiro a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

São Paulo - Os produtos alimentícios já acumulam, de janeiro a maio deste ano, um aumento de 5,48%, a terceira maior variação para o acumulado nos cinco primeiros meses do ano desde 1995, quando se inicia a série, para esse período, do Plano Real. As outras duas maiores variações anteriores foram apuradas de janeiro a maio de 2008 (6,40%) e de 2003 (6,85%).

Segundo a coordenadora de índices de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos, os reajustes dos alimentos, que começaram a ceder em maio, refletiram os problemas climáticos que, no início deste ano, afetaram a quantidade e a qualidade dos produtos alimentícios, sobretudo os chamados in natura. Segundo ela, não há evidência de pressão de demanda sobre os preços desses produtos.

Eulina avalia que o aumento dos preços dos alimentos pode estar levando, inclusive, ao deslocamento do consumo de outros produtos para os alimentícios. A inflação acumulada desse grupo em 2010 já supera em muito a variação acumulada em todo o ano passado (3,18%).

Leia mais sobre inflação

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaAmérica LatinaDados de BrasilInflação

Mais de Economia

Haddad diz que corte de gastos 'não diz respeito a esse ou aquele ministério'

Em claro sinal de divergência, Secom critica proposta da Fazenda para mudança no seguro-desemprego

IPCA-15 de outubro acelera e fica em 0,54%; inflação acumulada de 12 meses sobe para 4,47%

Argentina busca linha de crédito de US$ 2,7 bilhões para cobrir vencimentos de dívidas