Economia

Há um conflito de egos no debate da reforma tributária, diz Major Olímpio

O senador disse que ficou surpreso com notícias de que o ministro Paulo Guedes teria voltado a considerar enviar uma proposta da reforma ao Congresso

Major Olímpio: senador e líder do PSL (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Major Olímpio: senador e líder do PSL (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de setembro de 2019 às 12h49.

Última atualização em 10 de setembro de 2019 às 13h23.

O líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), disse que há um "conflito de egos" na discussão da reforma tributária. Ao participar do Fórum Nacional Tributário, o senador voltou a dizer que o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmara em reunião com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Acolumbre (DEM-AP), que não enviaria uma proposta de reforma tributária para o Congresso.

O senador disse que ficou surpreso com notícias de que o ministro teria voltado a considerar enviar uma proposta para o Congresso.

Como mostrou o jornal O Estado de S. Paulo na segunda-feira, 9, o Ministério da Economia pode optar em apresentar o seu projeto de reforma tributária diretamente aos relatores das propostas na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Nesse caso, segundo apurou a reportagem, não haveria necessidade de protocolar um nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Os relatores incluiriam as sugestões do governo para a simplificação tributária nos pareceres, mediante acordo com o governo. Essa é uma possibilidade que está sendo analisada pela equipe do ministro Guedes, mas não há ainda decisão.

A equipe fez na segunda-feira mais uma reunião sobre a reforma tributária do governo, que prevê três frentes: a criação do Imposto de Valor Agregado (IVA), a desoneração da folha de pagamentos (bancada por um novo imposto nos moldes da CPMF) e mudanças no Imposto de Renda.

Guedes pediu mais simulações e uma nova reunião foi marcada para quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Major OlímpioPSL – Partido Social LiberalReforma tributária

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs