Economia

Gregos precisam escolher sobre euro, diz premiê britânico

David Cameron fez um apelo à zona do euro para implementar planos de contingenciamento, qualquer que seja a decisão grega

Grécia ( Louisa Gouliamaki/AFP)

Grécia ( Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2012 às 15h17.

CHICAGO - Eleitores gregos terão de escolher se permanecerão como membros da zona do euro nas eleições do mês que vem, disse neste domingo o primeiro-ministro britânico, David Cameron, que fez um apelo à zona do euro para implementar planos de contingenciamento, qualquer que seja a decisão grega.

Cameron, que falou em Chicago antes do início de uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), negou que a cúpula do G8 que terminou no domingo em Camp David, Maryland, tenha sido um fracasso, "porque acredito que as reuniões ajudaram a cristalizar o pensamento dos líderes econômicos do mundo e, particularmente, cristalizar o pensamento dos membros da zona do euro".

"Agora, temos de mandar uma mensagem muito clara à população grega. Há uma escolha: você pode votar para que a Grécia continue na zona do euro, com tudo o que o país se comprometeu, ou, se você votar em outra opção, na prática você está votando na saída", disse ele a repórteres.

"O mais importante é que os líderes da zona do euro têm de preparar planos de contingência para essas possíveis situações, planos realmente claros que mantenham nossas economias seguras e estáveis. Eu farei de tudo, no Reino Unido, para garantir que estejamos nessa situação, também", disse.

Os líderes políticos do país não conseguiram formar uma coalizão após uma eleição inconclusiva em 6 de maio, quando partidos que se opõem aos termos de austeridade do resgate internacional à Grécia tiveram bons resultados, levantando a possibilidade de que o país pode deixar a zona do euro. Novas eleições serão realizadas no dia 17 de junho.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasEuropaGréciaPiigs

Mais de Economia

Mesmo com alíquota de IVA reduzida, advogado pode pagar imposto maior após reforma; veja simulações

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad