Economia

Grécia quer € 279 bilhões da Alemanha devido 2ª Guerra

O vice-ministro das Finanças grego disse que a Alemanha deve cerca de € 279 bilhões à Grécia por reparações pela ocupação nazista


	Grécia: sucessivos governos gregos e também entidades privadas têm pressionado o pagamento de reparações pela Alemanha há décadas
 (REUTERS/Yorgos Karahalis)

Grécia: sucessivos governos gregos e também entidades privadas têm pressionado o pagamento de reparações pela Alemanha há décadas (REUTERS/Yorgos Karahalis)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2015 às 20h43.

Atenas - O vice-ministro das Finanças grego, Dimitris Mardas, disse nesta segunda-feira que a Alemanha deve cerca de 279 bilhões de euros à Grécia em reparações pela ocupação nazista do país.

Sucessivos governos gregos e também entidades privadas têm pressionado o pagamento de reparações pela Alemanha há décadas, mas o governo grego nunca havia estabelecido um montante oficial para tais pedidos.

Uma comissão parlamentar montada pelo governo do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, começou a trabalhar na semana passada com o objetivo de cobrar dívidas da Alemanha, incluindo reparações de guerra e o reembolso de um então chamado empréstimo de ocupação que os nazistas alemães obrigaram o Banco da Grécia a fazer. O grupo também pede a devolução de tesouros arqueológicos roubados.

Durante uma audiência parlamentar, Mardas disse que Berlim deve 278,7 bilhões de euros a Atenas, de acordo com cálculos feitos pelo gabinete de contabilidade geral do governo grego. O empréstimo de ocupação atinge a soma de 10,3 bilhões de euros.

A campanha por compensação ganhou impulso nos últimos anos, à medida que a Grécia passou a sofrer dificuldades por causa de medidas de austeridade impostas por União Europeia e Fundo Monetário Internacional em troca de resgates financeiros que totalizaram 240 bilhões de euros, recursos destinados a salvar a Grécia da falência.

Tsipras tem frequentemente culpado a Alemanha pelas dificuldades decorrentes da austeridade imposta sobre a Grécia. Ele irritou Berlim ao ameaçar pressionar a causa das reparações em meio às negociações para destravar o resgate grego.

A Alemanha tem repetidamente rejeitado as alegações da Grécia e afirma que honrou com suas obrigações, incluindo um pagamento de 115 milhões de marcos alemães feito à Grécia em 1960.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaGuerrasPiigsAlemanhaNazismoHistóriaGréciaCrise grega

Mais de Economia

BC deve manter a taxa de juros em 15% e dar pistas sobre ciclo de cortes

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos