Economia

"A Grécia não vai dar calote", diz União Européia

Já o primeiro-ministro grego negou que tenha pedido empréstimo a países do bloco

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2010 às 09h38.

São Paulo - Em entrevista à rede de televisão Bloomberg nesta sexta-feira (29/1), o comissário de Assuntos Econômicos e Monetários da União Européia (UE), Joaquin Almunia, afirmou que não haverá para a Grécia a alternativa da moratória. "A Grécia não vai dar calote. Na zona do euro, calote não existe", disse o político no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O Primeiro-ministro da Grécia George Papandreou culpou, na quinta-feira, membros do mercado financeiro de estarem piorando a situação do país com a divulgação de rumores e negou que pedirá empréstimo de parceiros da UE.

O jornal alemão "Handelsblatt", na edição de sexta, cita um documento do bloco que mostraria declarações de ministros de Finanças europeus demonstrando grande preocupação quanto aos problemas da Grécia e de outras nações, o que poderia afetar toda a zona do euro.

Líderes da UE esperam enviar no mês que vem uma proposta aos gregos de corte de despesas que deve aumentar a receita em aproximadamente 10 bilhões de euros (26 milhões de reais). Esse plano faria parte do projeto de manter o déficit dentro dos limites europeus até 2012.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasDívida pública

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'