Economia

Grécia diz que receberá parcela de ajuda após setembro

Mesmo assim, o país não está em dia com as metas do programa de resgate e pode ficar sem dinheiro dentro de semanas

Para cobrir a falta de dinheiro deste mês e pagar um título do governo de 3,2 bilhões de euros que vence em agosto, a Grécia planeja emitir mais títulos (Louisa Gouliamaki/AFP)

Para cobrir a falta de dinheiro deste mês e pagar um título do governo de 3,2 bilhões de euros que vence em agosto, a Grécia planeja emitir mais títulos (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2012 às 09h53.

Atenas - A Grécia espera receber a próxima parcela de ajuda internacional imediatamente após os credores darem o veredicto final, em meados de setembro, sobre os avanços que o programa de resgate impôs como condição, afirmou nesta quinta-feira o vice-ministro das Finanças, Christos Staikouras.

O país não está em dia com as metas do programa de resgate e pode ficar sem dinheiro dentro de semanas se não receber a próxima parcela da ajuda.

Para cobrir a falta de dinheiro deste mês e pagar um título do governo de 3,2 bilhões de euros que vence em agosto, a Grécia planeja emitir mais títulos do Tesouro e assim acessar até 4 bilhões de euros extras em fundos.

Staikouras disse à TV grega que inspetores da troika --União Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI)-- voltarão a Atenas no início de setembro e concluirão a análise até meados daquele mês.

"Se o processo for concluído até 14 de setembro (...), a parcela, se a avaliação for positiva, como esperamos, virá imediatamente depois", disse Staikouras.

Questionado se espera que a parcela seja desembolsada até o fim de setembro, Staikouras respondeu: "Imediatamente depois significa que, se a avaliação for positiva, isso abrirá caminho para a próxima parcela." Staikouras tem repetidamente alertado que as reservas de dinheiro da Grécia estão quase vazias e se pergunta como Atenas vai pagar salários do setor público, aposentadorias e outros gastos.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrise gregaCrises em empresasDívida públicaEuropaGréciaPiigs

Mais de Economia

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito

BB Recebe R$ 2 Bi da Alemanha e Itália para Amazônia e reconstrução do RS