Economia

Grécia apresenta proposta, mas acordo segue improvável

Proposta grega oferece elevar gradualmente a idade de aposentadoria dos gregos para 67 anos e aperfeiçoar várias exceções ao sistema


	Primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras: oferta também determina a alíquota básica do Imposto Sobre Valor Agregado em 23 por cento
 (REUTERS/Eric Vidal)

Primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras: oferta também determina a alíquota básica do Imposto Sobre Valor Agregado em 23 por cento (REUTERS/Eric Vidal)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2015 às 08h25.

Bruxelas - A proposta de reformas da Grécia entregue nesta segunda-feira é um documento "razoável" que pode ser a base de uma discussão adequada e, embora um acordo final com Atenas seja improvável nesta segunda-feira, pode ser um avanço na direção de um acordo nos próximos dias, disseram autoridades.

"É agora, pela primeira vez, um documento razoável sobre o qual é possível ter uma discussão fundamentada e produtiva", disse uma autoridade da zona do euro.

"Não posso prever que levará a um acordo hoje à noite, mas é o que era esperado em forma e substância de tal documento. Há detalhes suficientes, é coerente, tem tabelas --isso é bom, é uma base para discussão hoje", disse a autoridade.

A proposta grega oferece elevar gradualmente a idade de aposentadoria dos gregos para 67 anos e aperfeiçoar várias exceções ao sistema.

Em média, os homens gregos se aposentam agora aos 63 anos e as mulheres, aos 59, segundo dados do governo, mas existem várias exceções.

A oferta também determina a alíquota básica do Imposto Sobre Valor Agregado em 23 por cento, reserva uma alíquota reduzida de 13 por cento para energia e alimentos básicos e uma alíquota excepcional de 6 por cento apenas para remédios e livros.

Acompanhe tudo sobre:AposentadoriaCrise gregaEuropaGréciaPiigs

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs