Economia

Grandes mineradoras não devem reduzir produção, diz Goldman

O minério de ferro caiu para a mínima em uma década de 46,70 dólares em abril e opera pouco acima de 60 dólares atualmente


	Minério de ferro: o minério caiu para a mínima em uma década de 46,70 dólares em abril
 (.)

Minério de ferro: o minério caiu para a mínima em uma década de 46,70 dólares em abril (.)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2015 às 09h03.

Manila - Mineradoras de Brasil e Austrália não devem criar um cartel e concordar em reduzir a produção para levantar os preços, com a expectativa de que o enfraquecimento da demanda intensifique a competição, disse o Goldman Sachs.

"Os esforços para apoiar os preços via cortes voluntários de produção seriam contraproducentes. Na nossa visão, a competição no mercado de minério de ferro só pode se intensificar; esperamos que as disputas irão continuar enquanto os preços declinam gradualmente rumo à nossa previsão de 40 dólares por tonelada em 2017", disse o analista do Goldman Christian Lelong em relatório.

O minério de ferro caiu para a mínima em uma década de 46,70 dólares em abril e opera pouco acima de 60 dólares atualmente, menos da metade do pico do ano passado.

As principais mineradoras do mundo -Vale e as australianas Rio Tinto e BHP Billiton - subiram a produção mesmo com o enfraquecimento da demanda em consumidores-chave como a China, o que fez os preços caírem, deixando produtores menores em dificuldades.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosEmpresas americanasGoldman SachsMinériosMineradorasbancos-de-investimento

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025

1% mais rico acumula 41% da nova riqueza global, mostra relatório