Economia

Governo vai leiloar concessão de Três Irmãos em janeiro

Sinalização inicial do governo era de que o leilão de Três Irmãos ocorresse em setembro


	Hidrelétrica: a Usina Três Irmãos teve sua concessão expirada em 2011, e como a Cesp não aceitou os termos do governo federal para a prorrogação do contrato, será retomada pela União e relicitada
 (Santo Antonio/Divulgação)

Hidrelétrica: a Usina Três Irmãos teve sua concessão expirada em 2011, e como a Cesp não aceitou os termos do governo federal para a prorrogação do contrato, será retomada pela União e relicitada (Santo Antonio/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2013 às 10h27.

Brasília - O governo federal definiu a data do leilão da hidrelétrica Três Irmãos para 31 de janeiro de 2014, segundo portaria publicada no Diário Oficial desta segunda-feira.

A sinalização inicial do governo era de que o leilão de Três Irmãos ocorresse em setembro, mas o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse recentemente que a licitação poderia ocorrer até março.

Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, não houve tempo para preparar o leilão. Rufino lembrou que "trata-se de uma licitação nova" que ainda não foi feita.

A Usina Três Irmãos, atualmente operada pela Cesp, teve sua concessão expirada em 2011, e como a empresa paulista não aceitou os termos do governo federal para a prorrogação do contrato, a usina será retomada pela União e relicitada.

Rufino disse que o governo e a Aneel vão analisar e colocar em audiência pública o modelo de operação da usina, incluindo como será feita a operação da eclusa e do canal que fazem parte da estrutura da hidrelétrica.

A portaria sobre o leilão da usina publicada nesta segunda-feira também determina que o vencedor da licitação deverá assegurar que a operação de Três Irmãos seja realizada, preferencialmente, por trabalhadores que exerçam suas funções no empreendimento, "bem como envidar esforços para a manutenção dos empregos vinculados à usina".

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaGeração de energiaHidrelétricasInfraestruturaLeilões

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos