Economia

Governo vai enviar nas próximas semanas PEC sobre capitalização

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que a equipe do ministério da Economia está finalizando proposta de capitalização para Previdência

Onyx Lorenzoni: ministro participou de evento evangélico "Marcha para Jesus" neste sábado, 10 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Onyx Lorenzoni: ministro participou de evento evangélico "Marcha para Jesus" neste sábado, 10 (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 10 de agosto de 2019 às 13h51.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse neste sábado, 10, que o governo vai enviar “nas próximas semanas” à Câmara dos Deputados proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o modelo de capitalização no sistema previdenciário. A capitalização é um sistema em que cada trabalhador tem uma conta individual de Previdência.

Onyx afirmou que a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, está finalizando a proposta. “Ali está o grande futuro do Brasil. Não apenas na questão previdenciária, mas preponderantemente como instrumento e alavanca de ampliar a poupança interna e trazer, assim, a libertação do Brasil do capital externo" disse Onyx, antes de participar do evento Marcha para Jesus, que teve a presença do presidente Jair Bolsonaro.

O ministro afirmou ainda que defende a contribuição patronal na capitalização, mas destacou que a equipe econômica ainda está trabalhando na proposta. “Eu defendo, por exemplo, que tenhamos optativamente ou fundo de capitalização ou poupança individual para a aposentadoria”, acrescentou. "É a Lei Áurea para o Brasil, na minha visão, do Brasil econômico a PEC da capitalização".

O sistema de capitalização integrava a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo federal em fevereiro, mas o relator da PEC na Comissão Especial da Câmara, deputado Samuel Moreira (PMDB-SP), retirou esse item do seu parecer.

Acompanhe tudo sobre:Onyx LorenzoniPaulo GuedesPrevidência SocialReforma da PrevidênciaTítulos de capitalização

Mais de Economia

Haddad: pacote de corte de gastos será divulgado após reunião de segunda com Lula

“Estamos estudando outra forma de financiar o mercado imobiliário”, diz diretor do Banco Central

Reunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastos

Arrecadação federal soma R$ 248 bilhões em outubro e bate recorde para o mês