Economia

Governo vai apresentar proposta de reforma tributária a estados neste ano

Segundo a assessoria do líder do governo no Senado existe uma chance de a comissão que analisará as propostas ser instalada na semana que vem

José Barroso Tostes Neto: secretário da Receita Federal vai apresentar a proposta a secretários de Fazenda estaduais (Pedro França/Agência Senado/Flickr)

José Barroso Tostes Neto: secretário da Receita Federal vai apresentar a proposta a secretários de Fazenda estaduais (Pedro França/Agência Senado/Flickr)

Ligia Tuon

Ligia Tuon

Publicado em 6 de dezembro de 2019 às 15h55.

Última atualização em 6 de dezembro de 2019 às 16h06.

O secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, vai apresentar a proposta do governo de reforma tributária a secretários de Fazenda estaduais em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no dia 13 de dezembro em Curitiba, disse o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, em entrevista.

A equipe econômica havia manifestado a intenção de entregar ao Congresso ao menos uma parte da reforma ainda em 2019. O plano era encaminhar, num primeiro momento, uma proposta de unificação entre PIS e Cofins, dando as bases para a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

No entanto, como o Congresso ainda não criou uma comissão mista entre Câmara e Senado para analisar o tema e já existem muitas pautas econômicas no Legislativo perto do recesso parlamentar, é possível que a proposta só chegue em 2020. O recesso do Congresso está previsto para o dia 22 de dezembro.

Um acordo firmado entre o ministro Paulo Guedes e os presidentes da Câmara e do Senado prevê que o assunto seja debatido de forma conjunta, agregando propostas de reforma tributária que já tramitam hoje nas duas casas. Por isso é preciso esperar a comissão mista seja criada.

Segundo a assessoria do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, existe uma chance de a comissão ser instalada na semana que vem.

Acompanhe tudo sobre:BloombergPaulo Guedesreceita-federalReforma tributária

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'