Economia

Governo vai apresentar proposta de reforma tributária a estados neste ano

Segundo a assessoria do líder do governo no Senado existe uma chance de a comissão que analisará as propostas ser instalada na semana que vem

José Barroso Tostes Neto: secretário da Receita Federal vai apresentar a proposta a secretários de Fazenda estaduais (Pedro França/Agência Senado/Flickr)

José Barroso Tostes Neto: secretário da Receita Federal vai apresentar a proposta a secretários de Fazenda estaduais (Pedro França/Agência Senado/Flickr)

Ligia Tuon

Ligia Tuon

Publicado em 6 de dezembro de 2019 às 15h55.

Última atualização em 6 de dezembro de 2019 às 16h06.

O secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, vai apresentar a proposta do governo de reforma tributária a secretários de Fazenda estaduais em reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no dia 13 de dezembro em Curitiba, disse o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, em entrevista.

A equipe econômica havia manifestado a intenção de entregar ao Congresso ao menos uma parte da reforma ainda em 2019. O plano era encaminhar, num primeiro momento, uma proposta de unificação entre PIS e Cofins, dando as bases para a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

No entanto, como o Congresso ainda não criou uma comissão mista entre Câmara e Senado para analisar o tema e já existem muitas pautas econômicas no Legislativo perto do recesso parlamentar, é possível que a proposta só chegue em 2020. O recesso do Congresso está previsto para o dia 22 de dezembro.

Um acordo firmado entre o ministro Paulo Guedes e os presidentes da Câmara e do Senado prevê que o assunto seja debatido de forma conjunta, agregando propostas de reforma tributária que já tramitam hoje nas duas casas. Por isso é preciso esperar a comissão mista seja criada.

Segundo a assessoria do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, existe uma chance de a comissão ser instalada na semana que vem.

Acompanhe tudo sobre:BloombergPaulo GuedesReceita FederalReforma tributária

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa