Economia

"Governo distribui Bolsa-BNDES", diz Eduardo Giannetti da Fonseca

Para o economista, ligado à campanha de Marina Silva, governo usa o banco estatal para ganhar apoio eleitoral dos empresários

Eduardo Giannetti da Fonseca, em entrevista ao Portal EXAME: uso indevido do BNDES é uma das causas da inflação no país, critica o economista (.)

Eduardo Giannetti da Fonseca, em entrevista ao Portal EXAME: uso indevido do BNDES é uma das causas da inflação no país, critica o economista (.)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2010 às 21h58.

O economista Eduardo Giannetti da Fonseca afirmou, em entrevista ao Portal EXAME, que o governo Lula passou a conduzir a economia de maneira totalmente descoordenada no final do segundo mandato.

Enquanto o Ministério da Fazenda continua liberando crédito ao consumo e a empresas, via bancos estatais, o Banco Central terá de pisar mais forte no freio para conter a inflação.

Segundo ele, as injeções de recursos do Tesouro no Banco Nacional de Desenvolvimento Social, o BNDES, são uma forma do governo neutralizar os empresários, uma potencial fonte de oposição durante o processo eleitoral.

Desde o final de 2008, o Tesouro transferiu 127,5 bilhões de reais para o BNDES. No final do ano passado, o governo editou uma medida provisória que garante mais 80 bilhões de reais ao banco estatal em 2010.

Giannetti é um dos membros da equipe que está elaborando o programa de governo da pré-candidata à presidência Marina Silva. Clique na foto abaixo assistir à entrevista.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Novas regras para trabalho em domingos e feriados começam em julho; comércio pede mudanças no texto

Presidente do Fed sinaliza que pretende mudar linguagem das diretrizes de sua política

Mesmo com governo contrário, senador do PT assina pedido para CPMI do INSS

BNDES desembolsa R$ 25,2 bi no 1º trimestre, alta de 8% ante 2024