Economia

Governo reduz estimativa de crescimento para 2,5% em 2018

Projeção está no Relatório de Despesas e Receitas do segundo bimestre, apresentado nesta terça-feira (22)

PIB: projeções do governo se aproximam da estimativa do mercado financeiro, anunciada no início da semana (Arquivo/Agência Brasil)

PIB: projeções do governo se aproximam da estimativa do mercado financeiro, anunciada no início da semana (Arquivo/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 22 de maio de 2018 às 11h05.

O governo federal modificou a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, para 2,5%, em 2018. A projeção está no Relatório de Despesas e Receitas do segundo bimestre (março e abril), apresentado nesta terça-feira (22). Nos dois primeiros meses do ano, a expectativa de crescimento da economia era de 3%. Com isso, o valor do PIB nominal estimado pelo governo é R$ 6,968 trilhões.

Também houve mudanças na projeção da inflação para o ano, medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). Em relação ao primeiro bimestre, quando a inflação estimada pelo governo era de 3,64%, agora a expectativa é que os preços subam, na média, cerca de 3,11%.

As projeções do governo se aproximam da estimativa do mercado financeiro, anunciada no início da semana, que também ajustou expectativas para o crescimento do PIB e variação da inflação.

Acompanhe tudo sobre:PIB do Brasil

Mais de Economia

Reforma Tributária: relatório está em fase final e votação será na semana do dia 10 de dezembro

Pacote não agrada, IR contamina ajuste e Haddad não descarta novas medidas para frear dívida pública

O que diz a proposta do governo sobre taxação de quem ganha mais de R$ 50 mil por mês; entenda

Pacheco diz que pacote fiscal será prioridade nas próximas três semanas