Economia

Governo publica decreto para redução de alíquota da Cide

A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, Cide, é um tributo que incide sobre a importação e comercialização de petróleo, gás natural e derivados

Redução no tributo acontece em um momento em que a Petrobras aumenta a importação de gasolina para atender a demanda interna (Germano Lüders/EXAME.com)

Redução no tributo acontece em um momento em que a Petrobras aumenta a importação de gasolina para atender a demanda interna (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2011 às 09h05.

São Paulo - O governo publicou nesta terça-feira no Diário Oficial da União decreto que reduz a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) da gasolina, tributo que incide sobre a importação e comercialização de petróleo, gás natural e derivados.

A redução no tributo acontece em um momento em que a Petrobras aumenta a importação de gasolina para atender a demanda interna. Na véspera, o diretor de abastecimento da estatal afirmou que a companhia deve encerrar 2011 com uma média diária de importação de 30 mil barris de gasolina ante uma média de 7 mil em 2010.

Pelo decreto publicado no Diário Oficial da União, o valor da Cide sobre a gasolina caiu para 192,60 reais por metro cúbico. O texto altera decreto de abril de 2004, que estabelecia como valor do tributo como 230 reais, no caso da gasolina.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasComércio exteriorEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisGoverno DilmaImportaçõesImpostosIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralLeãoPetrobrasPetróleo

Mais de Economia

Lupi defende fim de desconto automático na folha de aposentados para evitar fraudes

Aneel adia novamente reajuste nas contas de luz da Light após diretoria prolongar análise

Regulação do vale-refeição e do vale-alimentação é de alçada do Ministério do Trabalho, diz Galípolo

BC diz que tarifaço de Trump exige 'cautela' do Brasil e gera 'dúvidas' sobre redução da inflação