Economia

Governo publica decreto para redução de alíquota da Cide

A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, Cide, é um tributo que incide sobre a importação e comercialização de petróleo, gás natural e derivados

Redução no tributo acontece em um momento em que a Petrobras aumenta a importação de gasolina para atender a demanda interna (Germano Lüders/EXAME.com)

Redução no tributo acontece em um momento em que a Petrobras aumenta a importação de gasolina para atender a demanda interna (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2011 às 09h05.

São Paulo - O governo publicou nesta terça-feira no Diário Oficial da União decreto que reduz a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) da gasolina, tributo que incide sobre a importação e comercialização de petróleo, gás natural e derivados.

A redução no tributo acontece em um momento em que a Petrobras aumenta a importação de gasolina para atender a demanda interna. Na véspera, o diretor de abastecimento da estatal afirmou que a companhia deve encerrar 2011 com uma média diária de importação de 30 mil barris de gasolina ante uma média de 7 mil em 2010.

Pelo decreto publicado no Diário Oficial da União, o valor da Cide sobre a gasolina caiu para 192,60 reais por metro cúbico. O texto altera decreto de abril de 2004, que estabelecia como valor do tributo como 230 reais, no caso da gasolina.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasComércio exteriorEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisGoverno DilmaImportaçõesImpostosIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralLeãoPetrobrasPetróleo

Mais de Economia

Com guerra de tarifas, governo teme aumento da oferta de produtos chineses e disputas setoriais

Split payment da reforma tributária é preparado para iniciar em transações entre empresas (B2B)

OPINIÃO: Potenciais implicações do tarifaço de Trump ao Brasil

Análise: Quebra de patente prevista na lei da reciprocidade fortalece o Brasil para guerra tarifária