Economia

Governo pretende licitar Via Dutra em 2018, diz ANTT

O diretor da ANTT disse que o governo já tem o projeto executivo da nova subida da Dutra, além do estudo ambiental pronto

NovaDutra: os cálculos iniciais apontam que a obra custaria cerca de 1,5 bilhão de reais e o custo poderia ser embutido no valor da tarifa assim que o novo concessionário assumir (./Divulgação)

NovaDutra: os cálculos iniciais apontam que a obra custaria cerca de 1,5 bilhão de reais e o custo poderia ser embutido no valor da tarifa assim que o novo concessionário assumir (./Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 10 de abril de 2017 às 21h48.

Rio de Janeiro - O governo federal pretende licitar a Rodovia Presidente Dutra em 2018 e o novo concessionário vai poder construir a nova pista da Serra das Araras antes de assumir a concessão que vence em 2021, disse nesta segunda-feira o diretor geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos.

"A ideia é que possamos fazer a nova concessão talvez já no ano que vem e o novo concessionário possa assumir a obra para que ao assumir em 2021 a obra já esteja provavelmente concluída", adicionou ele sobre a rodovia que liga Rio de Janeiro e São Paulo.

Macedo Bastos disse que o governo já tem o projeto executivo da nova subida da Dutra, além do estudo ambiental pronto.

Os cálculos iniciais apontam que a obra custaria cerca de 1,5 bilhão de reais e o custo poderia ser embutido no valor da tarifa assim que o novo concessionário assumir a concessão.

Pedágios

A nova concessão deve também promover uma nova distribuição das praças de pedágio, segundo o diretor da ANTT. Segundo ele, hoje apenas 14 por cento dos usuários da Dutra pagam pedágio, o que faz com que os preços das tarifas sejam mais elevados.

Um estudo está sendo feito para redistribuir as praças de pedágio de forma a aumentar o número o número de pagadores e reduzir o valor da tarifa.

A ANTT pretende ainda esse ano fazer a concessão da ferrovia Norte e Sul, disse ele. "Queremos colocar em audiência pública no final de maio e a intenção é que a licitação seja feita entre o fim de novembro e o início de dezembro".

Acompanhe tudo sobre:ConcessõesNovaDutra

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa