Economia

Governo prepara redução de IPI para carros nacionais, diz jornal

O pacote de intervenções também irá incluir outros setores da economia, diz reportagem da Folha de S. Paulo

A redução do imposto será gradual, de acordo com o cumprimento de cada etapa de nacionalização pelas montadoras (Wikimedia Commons)

A redução do imposto será gradual, de acordo com o cumprimento de cada etapa de nacionalização pelas montadoras (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2011 às 22h47.

São Paulo -  O governo deve anunciar nos próximos dias novas medidas com o objetivo de reaquecer as vendas no mercado automobilístico. Uma delas deve ser a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os carros nacionais. O pacote de intervenções também irá incluir outros setores da economia, de acordo com informações do site da Folha de S. Paulo nesta terça-feira.

A redução do imposto, em estudo pelos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, será concedida às montadoras que cumprirem diversas etapas de produção no Brasil na montagem de seus veículos.

Segundo a reportagem, não há data fechada para o anúncio da medida, já que ela não está finalizada pela equipe técnica do governo e ainda depende do aval da presidente Dilma. Já segundo informações do colunista do iG Gulherme Barros, o anúncio deverá ser feito provavelmente na quinta, quando a Fazenda tem reunião marcada com representantes do setor automotivo. 

A redução do imposto será gradual, de acordo com o cumprimento de cada etapa de nacionalização pelas montadoras instaladas no país. De acordo com as fontes ouvidas, o governo preparia, ainda, uma regra de transição para reduzir o IPI dos carros importados. A ideia é beneficiar as montadoras que se comprometam a instalara fábricas no país. 

Acompanhe tudo sobre:GovernoImpostosIPILeão

Mais de Economia

Mesmo com alíquota de IVA reduzida, advogado pode pagar imposto maior após reforma; veja simulações

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad