Economia

Governo não desistiu de mudanças cambiais, diz Mantega

O ministro da Fazenda garantiu que o governo vai persistir em medidas que evitem a entrada excessiva de capital estrangeiro e a valorização do real

Mantega disse ainda que o governo tem sido “bem sucedido” na adoção de medidas para equilibrar o câmbio
 (Wilson Dias/ABr)

Mantega disse ainda que o governo tem sido “bem sucedido” na adoção de medidas para equilibrar o câmbio (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2011 às 11h16.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu há pouco que o governo vai ser persistente em medidas que evitem a entrada excessiva de capital estrangeiro no país e a valorização excessiva do real.

Segundo ele, o governo tomará novas medidas na área cambial quando for necessário. “O governo vai continuar tomando medidas cambiais de modo que nós vamos impedir a valorização do real e estamos conseguindo. Se vocês forem ver, o câmbio hoje está em R$ 1,62 e o fluxo de entrada diminuiu muito a partir das últimas medidas”, disse ao ser perguntado se o governo havia "jogado a toalha" sobre a questão cambial

Ele afirmou ainda que o governo tem sido “bem sucedido” ao adotar medidas para equilibrar o câmbio.

Mantega destacou, porém, que, além das medidas do governo, existem outros fatores que têm ajudado o governo a reduzir os problemas cambiais, como a queda do preço das commodities no exterior.

“É claro que não é só isso [medidas do governo] que explica o movimento de câmbio. Tem os movimentos internacionais de queda do preço de commodities, mas nós continuaremos persistindo de modo a impedir a entrada de fluxo de capitais e a valorização do real. Quando for necessário tomaremos mais medidas”, afirmou.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioCommoditiesGuido MantegaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China