Economia

Governo fixa nova data para leilão de Galeão e Confins

O ministro da Secretaria de Aviação Civil disse que o governo está tranquilo quanto ao interesse do setor privado nos aeroportos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2013 às 14h10.

Brasília - O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, afirmou, na tarde desta segunda-feira, 23, que o leilão dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e Confins, em Minas Gerais, será realizado no dia 22 de novembro. Originalmente, a previsão era que ocorresse em 31 de outubro.

O ministro esteve no Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir os termos da concessão dos dois aeroportos. O órgão tem que aprovar o edital para que a licitação possa ser realizada.

Segundo Moreira Franco, o TCU ainda não tomou uma decisão final a respeito da participação dos consórcios que arremataram os aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília - no caso de Guarulhos, os novos operadores são os principais fundos de pensão do país. O TCU cobrou do governo as razões para restringir a participação desses grupos nos próximos leilões.

O ministro disse que o objetivo era garantir maior concorrência. Mas, com os questionamentos do TCU, o governo apresentou outra alternativa, segundo a qual esses grupos poderiam participar com até 15% da composição dos 51% que cabem ao setor privado - os 49% restantes serão da Infraero.

"O tribunal vai fazer essa análise para que possamos publicar o edital. Isso dará muita tranquilidade ao processo", afirmou. "Essas duas hipóteses foram colocadas para avaliação do tribunal: a de não ter participação e a de ter até 15% dos 51%." O ministro disse o governo acatará a recomendação do TCU. Segundo ele, essa análise deve ocorrer no dia 3 de outubro.

Moreira Franco disse ainda que o governo está tranquilo quanto ao interesse do setor privado nos aeroportos. "Estamos confortáveis. Não há nenhuma indicação de que haverá qualquer problema", afirmou. "Galeão evidentemente é mais estimulante, mas há disposição tanto para Galeão quanto para Confins."

Acompanhe tudo sobre:Aeroporto de ConfinsAeroportosAeroportos do BrasilAviaçãoConcessõesGaleãoLeilõesPrivatizaçãoSetor de transporteTransportes

Mais de Economia

Balança comercial tem superávit de US$ 5,9 bi em junho; governo reduz projeção de saldo positivo

STF ajuda a fortalecer as instituições, diz Haddad sobre IOF

AGU diz que decisão de Moraes sobre IOF reafirma compromisso por separação de Poderes

Motta diz que decisão de Moraes mantendo IOF sem alta está em 'sintonia com a Câmara'