Economia

Governo firma acordo por investimentos responsáveis

Fundos de pensão se comprometeram a não investir em empresas que não sejam socialmente responsáveis

Garibaldi Alves, ministro da Previdência, defendeu  investimentos com base em critérios de sustentabilidade (Elza Fiúza/ABr)

Garibaldi Alves, ministro da Previdência, defendeu investimentos com base em critérios de sustentabilidade (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2011 às 20h07.

Florianópolis - O governo federal e representantes dos fundos de pensão assinaram ontem à noite um acordo para incentivar os investimentos das fundações em empresas socialmente responsáveis. Com R$ 174 bilhões aplicados em ações, o objetivo é que os fundos evitem comprar papéis de companhias que tenham práticas ruins, como aquelas que empregam trabalho infantil ou outras que proíbem sindicatos e associações.

O acordo de cooperação foi assinado pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), José de Sousa Mendonça.

A proposta, segundo Garibaldi, dá sequência ao protocolo de intenções firmado entre seu ministério e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em junho deste ano e quer estimular investimentos com base em critérios de sustentabilidade.

O ministro da Previdência compareceu ao 32º Congresso Brasileiro de Fundos de Pensão para assinar o acordo. Dirigentes dos grandes fundos e dos bancos que fazem a gestão dos recursos dessas fundações estão no evento, que conta com 3,4 mil participantes.

Acompanhe tudo sobre:Empresasaplicacoes-financeirasSustentabilidadeFundos de investimentoFundos de pensão

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE