Economia

Governo eleva valor da produção agropecuária do Brasil para R$530,1 bi

Estimativa elevou-se em meio a revisões produção de soja e preços mais firmes no mercado diante de tensões comerciais entre EUA e China

Agronegócio: Companhia Nacional de Abastecimento passou a apostar, pela primeira vez nesta safra, em uma produção recorde de soja, principal produto do agronegócio do país (Roberto Samora/Reuters)

Agronegócio: Companhia Nacional de Abastecimento passou a apostar, pela primeira vez nesta safra, em uma produção recorde de soja, principal produto do agronegócio do país (Roberto Samora/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 13 de abril de 2018 às 14h31.

Última atualização em 13 de abril de 2018 às 14h31.

São Paulo - O Ministério da Agricultura elevou nesta sexta-feira sua estimativa do valor bruto da produção (VBP) do Brasil deste ano para 530,1 bilhões de reais, ante cerca de 516 bilhões de reais no mês anterior, em meio a revisões para cima na produção de soja e preços mais firmes no mercado diante de tensões comerciais entre Estados Unidos e China.

Em seu levantamento de abril, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) passou a apostar, pela primeira vez nesta safra, em uma produção recorde de soja, principal produto do agronegócio do país. Além disso, os preços estão mais altos no país.

Apesar da revisão para cima, o VBP ainda está 3,7 por cento abaixo do obtido em 2017, quando o Brasil colheu uma safra recorde de grãos, não somente de soja, notou o governo.

Contudo, disse o ministério em nota, os dados têm indicado sinais de aumento do valor com o passar dos meses.

"Isso pode indicar tendência de recuperação do valor no decorrer do ano", de acordo com José Garcia Gasques, coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do ministério.

A direção dos resultados dependerá, ressaltou Gasques, dos preços dos produtos e do milho de segunda safra - há indicações de que a safra será menor neste ano.

 

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioConabSoja

Mais de Economia

Haddad: pacote de corte de gastos será divulgado após reunião de segunda com Lula

“Estamos estudando outra forma de financiar o mercado imobiliário”, diz diretor do Banco Central

Reunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastos

Arrecadação federal soma R$ 248 bilhões em outubro e bate recorde para o mês