Economia

Governo deve desbloquear cerca de R$3 bi a investimentos este ano

Segundo fonte, a liberação de recursos será "mais ou menos pulverizada" e deverá incluir 3 bilhões para o PAC, além de outras despesas discricionárias

Governo: o número final do descontingenciamento ainda está sendo fechado pelos técnicos (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Governo: o número final do descontingenciamento ainda está sendo fechado pelos técnicos (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 17 de novembro de 2017 às 11h13.

São Paulo - O governo deve anunciar nesta sexta-feira o descontingenciamento de 7 bilhões a 8 bilhões de reais no orçamento deste ano, sendo que a maior parte --cerca de 3 bilhões de reais-- será direcionada a investimentos, informou à Reuters uma fonte da equipe econômica com conhecimento sobre o assunto.

"(Devem ser) 3 bilhões de reais para o PAC e o restante para as demais (despesas) discricionárias. (A liberação de recursos será) mais ou menos pulverizada", afirmou a fonte, que pediu anonimato, referindo-se ao Programa de Aceleração do Crescimento.

O número final do descontingenciamento ainda está sendo fechado pelos técnicos do Ministério do Planejamento, mas devem ser anunciados ainda nesta sexta-feira.

Após a liberação de 12,8 bilhões de reais no fim de setembro, o contingenciamento de despesas discricionárias no ano caiu a 32,1 bilhões de reais para garantir o cumprimento da meta de déficit primário de 159 bilhões de reais para o governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência).

Com a melhora da atividade econômica e consequente arrecadação, o governo decidiu fazer mais uma liberação de recursos agora a fim também de desafogar a máquina pública.

Acompanhe tudo sobre:GovernoGoverno TemerInvestimentos de governoOrçamento federalPAC – Programa de Aceleração do Crescimento

Mais de Economia

Marcio Macêdo diz que não há ‘desabono’ sobre conduta de Lupi no caso das fraudes do INSS

Lula endossa discussão sobre fim da escala 6X1 e diz que governo 'desmontou' esquema no INSS

Após escândalo de fraude, Lula escolhe novo presidente do INSS; saiba quem é

Governo define regras para uso do Orçamento de 2025 e impõe ritmo mais controlado para os gastos