Economia

Governo considera inflação de 5,7% neste ano para Orçamento

Previsão subiu 0,7 pontos percentuais; crescimento do PIB diminuiu para 4,5%

Segundo o Ministério do Planejamento, a arrecadação também deve cair (Agencia Brasil)

Segundo o Ministério do Planejamento, a arrecadação também deve cair (Agencia Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2011 às 13h26.

Brasília - O governo elevou a 5,7 por cento a projeção para a inflação ao consumidor este ano nos parâmetros adotados para acompanhar as despesas e receitas orçamentárias previstas para 2011.

O prognóstico anterior era de uma inflação de 5 por cento. A estimativa para o crescimento do PIB foi reduzida para 4,5 por cento, de 5 por cento.

Em relatório divulgado nesta sexta-feira, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão informou que a revisão não resultou em liberação de gastos ou novos contingenciamentos.

A projeção para as receitas foi reduzida em 464,5 milhões de reais, para 729,6 bilhões de reais.

A queda refletiu principalmente um prognóstico de uma menor arrecadação de Imposto de Renda e da CSLL, contribuição cobrada sobre o lucro líquido das empresas. No caso da contribuição previdenciária, do IOF, do imposto de importação e da Cofins, as projeções foram elevada.

Do lado das despesas, também houve uma redução das estimativas --no valor de 546,5 milhões de reais-- por conta do menor repasse que terá de ser feito a Estados e municípios por conta da queda da arrecadação do Imposto de Renda.

A diferença entre o ajuste de receitas e despesas, de 82 milhões de reais, já foi consumida por créditos extraordinários já abertos para ministérios e para os poderes legislativo e judiciário.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoGovernoIndicadores econômicosInflaçãoOrçamento federalPIB

Mais de Economia

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron

MP para reativar Plano Safra deve ser publicada hoje ou terça-feira, diz Ceron