Economia

Governo busca antecipar leilão do pré-sal para o 1º semestre

Segundo o secretário do Ministério de Minas e Energia, antecipação é incerta, mas corresponde a "orientação do ministro"

Pré-sal: o governo federal aprovou no final do ano passado a realização da segunda rodada de licitaçã (Divulgação/Petrobrás)

Pré-sal: o governo federal aprovou no final do ano passado a realização da segunda rodada de licitaçã (Divulgação/Petrobrás)

R

Reuters

Publicado em 12 de janeiro de 2017 às 13h30.

Rio de Janeiro - O governo federal busca antecipar o leilão do pré-sal para o primeiro semestre deste ano, diante de alguns indicadores que apontam uma melhoria no cenário econômico do país, afirmou nesta quinta-feira a jornalistas o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix.

"O Brasil está com um cenário (melhor), está caindo taxa de juros, inflação está ficando (melhor), e a gente entende que o leilão dessas quatro áreas já tem um grau de certeza que vai ser um sucesso, porque são apêndices de áreas que já têm descobertas... não sei se a gente vai conseguir antecipar, mas a orientação do ministro para nós (é essa)", afirmou ele, após a posse de diretores do órgão regulador (ANP).

O governo federal aprovou no final do ano passado a realização da segunda rodada de licitação sob o regime de partilha de produção, com a oferta de quatro áreas do pré-sal adjacentes a grandes descobertas já realizadas, que precisarão passar por processo de unitização junto com os proprietários existentes. O leilão foi originalmente previsto para o segundo semestre.

Acompanhe tudo sobre:Indústria do petróleoLeilõesGovernoPré-sal

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE