Economia

Governo anuncia crédito de R$9 bi para micro e pequenas empresas

Recursos serão ofertados, segundo o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, por sete instituições bancárias

Pequenas empresas: governo também oferecerá às empresas apoio técnico gratuito para obtenção de crédito (Alberto Chagas/Thinkstock)

Pequenas empresas: governo também oferecerá às empresas apoio técnico gratuito para obtenção de crédito (Alberto Chagas/Thinkstock)

R

Reuters

Publicado em 4 de outubro de 2017 às 12h31.

Última atualização em 4 de outubro de 2017 às 13h22.

Brasília - O governo anunciou nesta quarta-feira um crédito de 9 bilhões de reais para micro e pequenas empresas, sendo 1 bilhão apenas para renegociação de dívidas, a serem ofertados por sete bancos, incluindo cinco privados.

De acordo com o secretário especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), José Ricardo da Veiga, os recursos virão de créditos já existentes nos bancos e não haverá juros subsidiados.

"O crédito não é subsidiado, mas pega a onda atual da redução dos juros. São recursos dos bancos que serão oferecidos nessa semana nacional do crédito", disse Veiga, acrescentando que as taxas são de acordo com a política de cada banco.

Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander , Itaú Unibanco, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia são os sete bancos que devem participar do que o governo está chamando de Semana Nacional do Crédito.

Caberá ao governo oferecer às empresas apoio técnico gratuito para obtenção de crédito, segundo o ministro do MDIC, Marcos Pereira.

O ministro acrescentou, ainda, houve um crescimento de 11 por cento na exportação de pequenas e micro empresas e estas foram responsáveis pela criação de 327 mil postos de trabalho entre janeiro e agosto deste ano.

Acompanhe tudo sobre:CréditoEmpresasGovernoPequenas empresas

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China