Economia

Governo alemão considera aumentar impostos, diz jornal

Berlim - O governo da chanceler alemã, Angela Merkel, está cogitando aumentar certos impostos em busca de consolidação fiscal, disse um jornal alemão nesta sexta-feira, citando fontes anônimas do gabinete. O déficit da Alemanha, maior economia da Europa, deve crescer para mais de 5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, em parte […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2010 às 08h13.

Berlim - O governo da chanceler alemã, Angela Merkel, está cogitando aumentar certos impostos em busca de consolidação fiscal, disse um jornal alemão nesta sexta-feira, citando fontes anônimas do gabinete.

O déficit da Alemanha, maior economia da Europa, deve crescer para mais de 5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, em parte devido à reduções de impostos que o governo Merkel introduziu no início de 2010.

"Nós não estamos discutindo a implementação de um novo imposto, como um imposto sobre riquezas, mas um peso maior sobre um pequeno grupo de contribuintes", disse uma autoridade do governo ao jornal Handelsblatt.

De acordo a outras fontes da coalizão, o governo está reconsiderando descontos para o imposto sobre valor agregado de certos produtos. Contudo, membros do Parlamento alemão continuam a descartar qualquer forma de aumento de impostos, preferindo cortar gastos.

Leia outras informações sobre a Alemanha

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscalAlemanhaCrises em empresasEuropaOrçamento federalPaíses ricos

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs