Economia

Governo adia aumento de impostos sobre o cigarro

Segundo a assessoria, as novas regras de tributação sobre o cigarro devem entrar em vigor somente no início de 2012,

O setor reagiu fortemente à decisão do governo de alterar a metodologia de cálculo do imposto sobre os cigarros (Stock Xchng)

O setor reagiu fortemente à decisão do governo de alterar a metodologia de cálculo do imposto sobre os cigarros (Stock Xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de setembro de 2011 às 00h36.

São Paulo - A assessoria de imprensa do ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta tarde que o governo desistiu de aumentar a tributação sobre o cigarro, que começaria a valer a partir de dezembro deste ano. Segundo a assessoria, as novas regras de tributação sobre o cigarro devem entrar em vigor somente no início de 2012, mas ainda não há data definida.

O setor reagiu fortemente à decisão do governo de alterar a metodologia de cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre o cigarro. Essa metodologia, que na prática define um novo marco legal para a tributação do cigarro, foi incluída na medida provisória que contém as medidas da nova política industrial do governo, o plano Brasil Maior. Essa nova política definiu, inclusive, um preço mínimo para a venda do cigarro no varejo com o objetivo de evitar a alta sonegação que existe no setor.

Acompanhe tudo sobre:CigarrosConsumoImpostosLeãoSaúde

Mais de Economia

Empresas do Simples B2B podem zerar tributos ao migrar para regime normal, diz ex-diretor da reforma

Reforma tributária: 75% dos pequenos empreendedores estão preocupados com as mudanças

Petrobras anuncia redução no preço do diesel a partir de terça-feira, 1º

Boletim Focus: mercado reduz projeção para PIB e câmbio em 2025