Economia

Gerdau põe em cheque competitividade da indústria

A falta de infraestrutura e os impactos tributários do Brasil fazem com que a indústria não consiga ser competitiva quando comparada a outros países, para o empresário

Gerdau: "A cadeia do aço está vendo os seus mercados tomados pelas importações e competição do exterior. Parte do nosso crescimento doméstico está indo por importados" (Kiko Ferrite/EXAME)

Gerdau: "A cadeia do aço está vendo os seus mercados tomados pelas importações e competição do exterior. Parte do nosso crescimento doméstico está indo por importados" (Kiko Ferrite/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2011 às 12h18.

São Paulo - O presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, afirmou, hoje, que a indústria brasileira é competitiva "dentro da sua estrutura", mas perde competitividade "da sua porta para fora". O executivo participa de evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com Johannpeter, a falta de infraestrutura do país e os impactos tributários do Brasil fazem com que a indústria não consiga ser competitiva quando comparada a outros países. "A cadeia do aço está vendo os seus mercados tomados pelas importações e competição do exterior. Parte do nosso crescimento doméstico está indo por importados que contêm aço", afirmou o executivo, citando veículos e produtos da linha branca como exemplos.

Outro ponto que o presidente da Gerdau citou como preponderante para a perda da competitividade do Brasil é a taxa de câmbio. O executivo, no entanto, não citou qual seria a taxa ideal para ajudar na competitividade da indústria. "Um câmbio acima do que está agora sempre é melhor", disse.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilDesenvolvimento econômicoEmpresáriosEmpresasEmpresas brasileirasGerdauImpostosIndústriaIndústrias em geralLeãoSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicas

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China