Economia

Geithner ressalta interesses mútuos de EUA e Índia

São Paulo - A Índia e os Estados Unidos têm "enormes interesses mútuos" em relações econômicas mais próximas, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, ao ser citado pelo Economic Times, jornal indiano, em entrevista para jornalistas indianos em Washington. Na próxima terça-feira, Geithner visita a Índia como parte dos esforços de Washington […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - A Índia e os Estados Unidos têm "enormes interesses mútuos" em relações econômicas mais próximas, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, ao ser citado pelo Economic Times, jornal indiano, em entrevista para jornalistas indianos em Washington.

Na próxima terça-feira, Geithner visita a Índia como parte dos esforços de Washington para ampliar a parceria com o país, a mais populosa democracia e um importante aliado dos EUA em uma das regiões mais voláteis do mundo.

O secretário norte-americano viaja para Nova Deli para encontros com o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh e o ministro das Finanças, Pranob Mukherjee e, então, ruma para Mumbai para encontrar executivos. "Acredito que temos enormes interesses mútuos in vínculos econômicos mais próximos", disse.

O norte-americano lançará a nova Parceria Financeira e Econômica EUA-Índia, em Nova Deli, com objetivo de expandir as ligações em áreas como acesso do capital estrangeiro para a Índia e infraestrutura. A agenda também deve abordar passos para conter o financiamento para militantes extremistas. "Queremos assegurar que trabalhamos juntos para reforçar o processo de recuperação, de expansão".

Geithner acrescentou que deseja "construir uma parceria de cooperação muito mais forte com a Índia em questões financeiras globais, que eu acredito que são importantes para os interesses econômicos dos dois países". Geithner viaja à Índia como secretário do Tesouro, mas passou parte da infância em Nova Deli, quando seu pai trabalhava no exterior.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércioComércio exteriorEstados Unidos (EUA)ÍndiaPaíses ricos

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE