Economia

Gastos com cartão de crédito no exterior tem IOF de 6,38%

Para justificar a taxação, a Receita Federal alega que, fora do Brasil, o real é considerado moeda estrangeira

Guido Mantega: no dia 1º de março, o governo anunciou medidas para conter a excessiva valorização do real ante o dólar (Marcello Casal Jr/ABr)

Guido Mantega: no dia 1º de março, o governo anunciou medidas para conter a excessiva valorização do real ante o dólar (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2012 às 11h09.

Brasília – A Receita Federal informou hoje (6) que compras com cartão de crédito no exterior, mesmo que a cobrança seja feita em reais, serão taxadas com alíquota de 6,38% do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A Receita Federal alega que, fora do Brasil, o real é considerado moeda estrangeira. Ato Declaratório Interpretativo que esclarece as regras foi publicado hoje (6) no Diário Oficial da União.

O documento dá explicações ainda sobre a contagem do prazo para os empréstimos ou captação de recursos no exterior. De acordo com a Receita, a incidência de IOF vale até 1.080 dias. O esclarecimento foi necessário, informou a Receita, após a dúvida no mercado financeiro se a contagem de um ano, para efeito da incidência do IOF, era de 360 dias ou 365 dias.

No dia 1º de março, o governo anunciou medidas para conter a excessiva valorização do real ante o dólar. O Decreto 7.683, publicado no Diário Oficial da União, alterou o prazo de dois para três anos da cobrança de 6% do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) dos empréstimos no exterior.

Acompanhe tudo sobre:Cartões de créditoImpostosIOFLeãoreceita-federalsetor-de-cartoes

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China