Economia

Analistas veem fim do ciclo de alta de juros, diz Garrido

Segundo Garrido, o declínio das taxas de juros dos papéis públicos e a alta demanda verificados em abril têm se mantido em maio


	Fernando Garrido: ele usou dois exemplos para argumentar que taxas de juros estão em queda
 (Fábio Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

Fernando Garrido: ele usou dois exemplos para argumentar que taxas de juros estão em queda (Fábio Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2014 às 16h17.

Brasília - O coordenador-geral de Operações da Dívida Pública do Tesouro Nacional, Fernando Garrido, afirmou nesta terça-feira, 27, que a grande demanda por títulos públicos, tanto em leilões do Tesouro quanto no Tesouro Direto, se deve à expectativa de "boa parte dos analistas de mercado" quanto ao fim do ciclo de alta de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Segundo Garrido, o declínio das taxas de juros dos papéis públicos e a alta demanda verificados em abril têm se mantido em maio.

Garrido usou dois exemplos para argumentar que as taxas de juros estão em queda.

A LTN com vencimento em janeiro de 2018 tinha taxa de 12,74% em 3 de abril e passou para 12,13% em 23 de maio.

"Temos observado quedas de juros de maneira geral", afirmou. A NTN-B com vencimento em 2050 foi vendida em 8 de abril com taxa de 6,59%, segundo Garrido.

Em 20 de maio, foi para 6,24%. "No mercado secundário, do dia 20 para cá essa taxa continua em queda. Ou seja, há movimento de queda das taxas de juros (dos títulos públicos) e muitos investidores estão aproveitando o momento para comprar títulos", disse.

Garrido afirmou, ainda, que as taxas dos títulos públicos ainda estão em patamares elevados e poucos analistas acreditam que há riscos de essas taxas se elevarem.

"Isso significa que, para o investidor, há maior certeza de rentabilidade, uma vez que tendência é que as taxas caiam e os preços aumentem", disse ele, defendendo que o momento é interessante para compra de papéis.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroEstatísticasIndicadores econômicosTesouro NacionalJurosSelicTítulos públicosCopom

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis