Caixa-eletrônico do Bank of America: os fundos de ações de países emergentes perderam 4,5 bilhões de dólares (Davis Turner/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 11 de setembro de 2015 às 10h40.
Londres - Investidores retiraram outros 19 bilhões de dólares de fundos de ações durante a última semana, buscando segurança em bônus soberanos, que têm experimentado o maior período de entrada de recursos em quatro anos, disse o Bank of America Merrill Lynch nesta sexta-feira.
O êxodo de mercados emergentes também continuou, com as perdas chegando à nona semana consecutiva devido à desaceleração do crescimento econômico e à turbulência política cada vez maior em vários países em desenvolvimento.
Os fundos de ações da América Latina foram particularmente atingidos, com as saídas de recursos em 2015 somando mais de um quinto dos ativos sob gestão, tendência que pode ganhar ritmo após o rebaixamento do Brasil para grau especulativo pela Standard & Poor's pela primeira vez em sete anos.
Na última semana, os fundos brasileiros de ações tiveram saída de recursos equivalente a 1 por cento de seus ativos sob gestão, afirmou o BofA.
Os dados, que também incluem informações sobre fluxos de recursos da EPFR Global, mostraram que fundos globais de ações perderam 46 bilhões de dólares nas últimas quatro semanas.
Os fundos de ações de países emergentes perderam 4,5 bilhões de dólares, enquanto os norte-americanos tiveram saída de 15,9 bilhões de dólares e as ações europeias perderam 800 milhões de dólares. Os fundos japoneses foram os únicos a registrar entrada de recursos.