Economia

Fundo norueguês de US$710 bilhões continua fuga da Europa

Fundo continuou a se afastar da Europa por conta do mal desempenho da economia no continente


	 

	Plataforma de petróleo na Noruega: fundo petrolífero aumentou suas participações na Ásia, Américas e mercados emergentes em geral
 (©AFP / Ho)

  Plataforma de petróleo na Noruega: fundo petrolífero aumentou suas participações na Ásia, Américas e mercados emergentes em geral (©AFP / Ho)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2013 às 12h47.

O fundo soberano da Noruega de 710 bilhões de dólares continuou a se afastar da Europa ao final do ano passado por conta do mal desempenho da economia no continente, comprando sua entrada na Ásia e em outros países emergentes em troca.

O fundo, um dos maiores investidores mundiais, cortou suas participações européias para 48 por cento ao final de 2012 ante a 53 por cento um ano antes, deslocando seu portfólio para ganhar exposição em mercados emergentes, onde enxerga o fortalecimento da economia mundial nos próximos anos.

Dono de cerca de 1 por cento das ações globais, o fundo petrolífero norueguês aumentou suas participações na Ásia, Américas e mercados emergentes em geral, esperando que seu portfólio reflita melhor a economia mundial.

No último trimestre do ano, suas participações em títulos franceses e britânicos caíram abruptamente enquanto comprou títulos da dívida pública dos governos japonês, mexicano, alemão e italiano, disse o fundo. A exposição às dívidas públicas grega, portuguesa e irlandesa continua praticamente nula.

O fundo, que investe ganhos gerados pela indústria do petróleo da Noruega, detém cerca de 140 mil dólares para cada um dos 5 milhões de noruegueses. É esperado que o fundo cresça para 1,1 trilhão de dólares até 2020.

O fundo, que em 2012 foi ampliado em cerca de 100 bilhões de dólares, aumentou a participação de ações no portfólio para 61,2 por cento no final do ano ante 58,7 por cento em 2011, aproveitando ganhos dos mercados de ações.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEuropaFundos soberanosMercado financeiroNoruegaPaíses ricos

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs