Economia

Frota de automóveis está cada vez mais jovem

A idade média dos veículos brasileiros já é menor do que a da frota dos EUA

O mercado aquecido principalmente a partir de 2007 permite a renovação da frota nacional (.)

O mercado aquecido principalmente a partir de 2007 permite a renovação da frota nacional (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - A frota brasileira de automóveis está mais jovem. A idade média dos veículos em circulação no País atingiu 8 anos e 10 meses, já é mais baixa que a da frota americana e próxima à de países europeus como Alemanha e França, além da Coreia. Pela primeira vez, ficou abaixo da faixa dos nove anos e alguns meses mantida desde 2000. Os brasileiros adquiriram mais carros novos e os modelos velhinhos, acima de 20 anos, estão indo para a sucata.

Dos quase 30 milhões de veículos da frota atual, 28% têm até três anos de uso. Em 2000, eram 20%. Já a participação dos modelos com mais de 20 anos de fabricação caiu de 9% para 4,4%, segundo o mais recente estudo sobre a frota circulante feito pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

O mercado aquecido principalmente a partir de 2007, quando as vendas ultrapassaram 2 milhões de unidades, tem permitido a renovação da frota nacional. De 2000 a 2008, a idade média dos veículos no Brasil ficou na casa dos 9 anos, com variação apenas em meses.

O processo de renovação é lento. Para sair da marca de 9 anos e 5 meses de 2007 e chegar aos 8 anos e 10 meses de 2009, os brasileiros adquiriram 8,3 milhões de modelos zero quilômetro. Desse volume, 3,1 milhões foram comprados apenas no ano passado, com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a facilidade de crédito. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais sobre carros.

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAutoindústriaCarrosDados de BrasilIndústriaIndústrias em geralVeículos

Mais de Economia

Balança comercial tem superávit de US$ 5,9 bi em junho; governo reduz projeção de saldo positivo

STF ajuda a fortalecer as instituições, diz Haddad sobre IOF

AGU diz que decisão de Moraes sobre IOF reafirma compromisso por separação de Poderes

Motta diz que decisão de Moraes mantendo IOF sem alta está em 'sintonia com a Câmara'