Economia

França supera Reino Unido como 5ª maior economia do mundo

Os dois países, que têm população similar, já trocaram de posições no ranking antes


	Economia: os dois países, que têm população similar, já trocaram de posições no ranking antes
 (Getty Images)

Economia: os dois países, que têm população similar, já trocaram de posições no ranking antes (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2016 às 14h07.

Paris - A França e Reino Unido competiam pelo quinto lugar na lista das maiores economias do mundo nesta quarta-feira, com a França assumindo a liderança após uma nova derrocada na libra esterlina na sequência do referendo britânico pela saída da União Europeia (UE), mostram cálculos da Reuters.

O Produto Interno Bruto (PIB) britânico somou 1,864 trilhão de libras em 2015, segundo o último dado disponível do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A taxa média de câmbio do ano em questão é normalmente usada para comparações entre os países. No entanto, usando o câmbio atual, a França está ligeiramente à frente.

Com a libra caindo abaixo de 1,17 euros pela primeira vez desde 2013 significa que o tamanho da economia britânica em 2015 agora é equivalente a 2,172 trilhões de euros --abaixo do PIB oficial da França, de 2,182 trilhões de euros no ano passado.

O referendo britânico de 23 de junho que decidiu pela saída da UE afetou os mercados financeiros, sacudiu negócios e puniu a libra, que era negociada a 1,1660 euro às 13:38 (horário de Brasília).

Mas com as variações cambiais é difícil fechar os números. O Reino Unido momentaneamente recuperou a quinta posição após a libra ir acima de 1,17 euro por algumas horas nesta quarta-feira, voltando a cair durante a tarde.

Reino Unido e França, que têm população similar, já trocaram de posições no ranking antes.

Em 2014, o Reino Unido superou a França, seis anos após a crise financeira levar a libra a cair e permitir que a França recuperasse a coroa perdida em 1997.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaPaíses ricosReino UnidoUnião Europeia

Mais de Economia

CNI pede ao governo para negociar com os Estados Unidos adiamento da tarifa por 90 dias

Rui Costa diz que governo não tem 'proposta alternativa' sobre IOF

Inflação na Argentina surpreende e tem alta menor do que o esperado em junho

Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade será assinado hoje por Lula, diz Rui Costa